A reciclagem do papel visa o reaproveitamento das fibras de celulose existentes nos papéis usados e que podem ser usadas para a Assim é possível fabricar um novo papel exclusivamente através do papel reciclado sem a necessidade de agredir, degradar ou até mesmo desmatar  o meio ambiente com as extrações de arvores virgens para a fabricação de novas folhas de papel ou caixa de papelão.

As fibras podem ser recicladas diversas vezes. A cada vez que o papel é reciclado uma quantidade de fibras  é perdida durante o processo sendo necessário realizar a adição de uma porcentagem de pasta de papel virgem para manter a qualidade do papel reciclado.

Para que seja possível realizar a reciclagem do papel é necessário seguir algumas fases, são elas:

– Desagregação ou maceração:
Nesta etapa o papel velho é misturado com água, assim é possível enfraquecer as ligações entre as fibras.

– Depuração e lavagem:
Assim é possível eliminar os contaminantes. O processo é semelhante a peneirar o papel, com peneiras cada vez mais menores.

– Dispersão:
São utilizadas temperaturas de 50ºC a 125ºC para dissolver os contaminantes, permitindo que apenas a matéria prima para a fabricação do papel seja aproveitada.

– Destintagem:
Consiste na remoção das partículas de tinta aderentes à superfície das fibras. O Papel cru não possui a cor branca que estamos acostumado a ver nas folhas A4. Esta cor é adicionada posteriormente para que facilite a visualização e utilização da folha de papel.

– Branqueamento:
Para a maioria dos produtos reciclados, a destintagem é suficiente para obter um grau de brancura adequado.
Se o intuito for obter produtos de alta qualidade, pode ser feito um branqueamento a base de alvejantes.

 

VANTAGENS DA RECICLAGEM DE PAPEL.

Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia eléctrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.

A principal vantagem  é o aumento do tempo de vida e maximização do valor extraído das matérias-primas, uma vez que a vida útil do papel dura de cinco a sete reciclagens.

 

 

COMO TRABALHAMOS?

Após coletar o papel, iniciamos um processo que visa separar os diferentes tipos de papeis. Por exemplo: Papelão, Jornal, Revista, Livros, Documentos A4 entre outros tipos de papeis.


Após a separação, realizamos o enfardamento do material que permite prensar e compactar todo o material em fardos de papel  do mesmo tipo. Assim, facilitamos o transporte até as industrias que irão receber o material já separado e prensado.
 
Compramos e Aceitamos Doações de qualquer quantidade. Acima de 300 quilos oferecemos a coleta sem custo e quantidades inferiores podem ser entregues em nosso endereço.


Infelizmente nem todo o papel pode ser reciclado ! Confira a lista abaixo dos papeis que coletamos e reciclamos.

 

Papéis Recicláveis

Arquivo Morto.
Jornal.
Lista Telefônica.
Livros.
Papel Branco.
Papel Misto.
Papel Revista.
Papelão.

Entre em contato conosco e agende sua coleta.

Além de Papéis trabalhamos com a reciclagem de Plásticos, Metais, Sucatas e Lixo Eletrônico em geral.

 

Fotos Reciclagem de Papel